Fundep - Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa

Desenvolvimento: Esse é o negócio da Fundep

A Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) é uma entidade de direito privado que, desde 1975, presta serviços à sociedade na gestão de recursos de projetos de interesse público ou coletivo e apoia a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A competência adquirida em mais de 30 anos de prestação de serviços à Universidade se estende a parceiros externos – órgãos governamentais, empresas, instituições do terceiro setor, centros de pesquisa e outras universidades.

A Fundep trabalha ainda na divulgação e na promoção de pesquisas científicas desenvolvidas na UFMG, visando facilitar o relacionamento entre a Universidade e as diversas instituições públicas e privadas, viabilizando a produção e a transferência do conhecimento acadêmico para a sociedade. Além de gestora especializada, a Fundep também identifica competências e conhecimentos presentes nas diversas áreas acadêmicas da UFMG que agreguem valor às iniciativas de nossos parceiros. Outra área de atuação da Fundação incide na busca de financiamentos para atividades estratégicas da UFMG.

Todos os anos, a Fundação disponibiliza 70% de seu resultado operacional líquido para a Universidade, por meio do Fundo Fundep, com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento da pesquisa, ensino e extensão em áreas de interesse estratégico da UFMG, além do desenvolvimento institucional da Universidade, voltado prioritariamente para a pesquisa.

O Prêmio Fundep, realizado a cada três anos, agracia pesquisadores e professores em exercício na UFMG e que tenham realizado obras de valor para o avanço e desenvolvimento de quaisquer ramos das Ciências, das Letras e das Artes.

O planejamento institucional elaborado para orientar as ações da Fundação renova a identidade organizacional da Fundep e estabelece um conjunto de metas estratégicas alinhadas com sua visão de futuro: qualidade para nossos clientes, bem-estar para os funcionários e sustentabilidade para a Fundep.

Soluções em Gestão de Produtos: A Competência da Fundep

Com metodologias próprias e constante investimento em tecnologia gerencial, a Fundep garante a agilidade e a transparência em todos os processos de trabalho, suprindo a demanda de seus clientes por competências gerenciais, estrutura administrativa e financeira para projetos de:

  • Pesquisa & desenvolvimento
  • Inovação tecnológica
  • Prestação de serviços / consultorias
  • Gestão de convênios e contratos
  • Concursos públicos e vestibulares
  • Gestão de cursos e eventos
  • Gestão hospitalar

Dentre as atividades administrativo-financeiras, destacam-se:

  • Elaboração de projetos e formatação de propostas
  • Importação
  • Compras nacionais
  • Gerenciamento de pessoal e da movimentação financeira

A versatilidade da Fundep permite a prestação de serviços a instituições públicas, privadas e do terceiro setor, contando com ferramentas exclusivas e assessoria especializada. Enquanto isso, os pesquisadores podem canalizar sua força produtiva para seu objeto de trabalho.

Homepage da Fundep: http://www.fundep.ufmg.br