Financiar é um sistema de busca, via web, que disponibiliza para pesquisadores, professores, gestores e empresários informações sobre fontes financiadoras para projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I).

Objetivo

O Sistema Financiar aproxima os seus usuários das fontes de recursos para seus projetos, gerando economia de tempo e conhecimento de novas oportunidades.
Tipos de Oportunidades de Financiamento Divulgadas:

  • Editais e Chamadas
  • Prêmios
  • Bolsas e Estágios
  • Auxílios a Eventos, Publicações e Viagens

As oportunidades são apresentadas de forma resumida, apresentando itens como descrição, data limite, forma de solicitação, valor financiado, elegibilidade, contatos e dados da agência de fomento.

Pioneirismo

O Sistema Financiar é pioneiro em âmbito nacional por disponibilizar fontes nacionais e internacionais de financiamento em todas as áreas de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias, Linguística, Letras e Artes, Desenvolvimento Social e Meio Ambiente.

As fontes trazem informações que contemplam instituições públicas, empresas privadas e organismos não governamentais em projetos científicos e tecnológicos, de cunhos sociais, econômicos e ambientais.

O pioneirismo também é evidenciado pela interatividade do Sistema com os seus usuários. Ao definirem o seu perfil de atuação, os usuários passam a receber, de forma seletiva e automática, as informações de suas áreas de interesse. As informações são revisadas e atualizadas periodicamente por uma equipe de doutores, mestres e especialistas em projetos.

Histórico

A ferramenta foi desenvolvida pela Fundação Arthur Bernardes (Funarbe), fundação de apoio da Universidade Federal de Viçosa (UFV), e lançada para a comunidade científica e acadêmica da UFV, em 2003. Em abril de 2005, a Funarbe e a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tornaram-se parceiras no aperfeiçoamento, manutenção e comercialização do Sistema Financiar.

Como resultado desta parceria, o acesso ao Sistema foi liberado para a UFMG em agosto de 2005. A partir de abril de 2006, instituições públicas, privadas e do terceiro setor passaram a acessar o Sistema Financiar por meio de assinaturas institucionais.

Em novembro de 2007, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), a Fundep e a Funarbe assinaram um convênio de cooperação técnico-financeira para a implementação da Rede de Prospecção de Oportunidades de Fomento no Estado de Minas Gerais: Sistema Financiar. Por meio deste convênio, o acesso ao Sistema Financiar foi liberado para as 27 instituições de pesquisa públicas, estaduais e federais, sediadas em Minas Gerais.

A Fapemig, a Funarbe e a Fundep renovaram o convênio em 2010 por mais 36 meses. O acesso ao Sistema Financiar foi liberado para 31 instituições de pesquisa públicas, estaduais e federais, e privadas.

Em 2013, a Fapemig e a Funarbe assinaram um novo convênio de cooperação técnico-financeira para a “Expansão e Manutenção da Rede de Prospecção de Oportunidades de Fomento no Estado de Minas Gerais: Sistema Financiar”. Por meio deste convênio, o acesso ao Sistema Financiar está sendo liberado para 30 instituições mineiras de pesquisa públicas, estaduais e federais, privadas e confessionais.